Apenas em 2017, já foram criadas mais de 3 mil vagas de acolhimento com a implementação de CTAs

Fotos: Wagner Origenes/SMADS Texto: Juliana Liba 

Com base em informações de textos divulgados pela SECOM A Prefeitura de São Paulo inaugurou durante essa semana três Centros Temporários de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua, nas regiões de São Mateus, Parque Novo Mundo e Santana. Com a implementação desses serviços, a Prefeitura ultrapassa a marca de três mil novas vagas de acolhimento criadas em Centros Temporários apenas em 2017. A iniciativa faz parte das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços que ofertam acolhimento à população em situação de rua, melhorando a qualidade de vida e proporcionando uma rotina de atividades com a oferta de oportunidades de estudo e emprego.

Os espaços funcionarão 24h ofertando acolhimento, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), participação em capacitações e encaminhamentos para outras políticas públicas como o programa Trabalho Novo, que visa a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho. Neles, os moradores em situação de rua serão atendidos por uma equipe multiprofissional especializados em diversas áreas como psicologia, serviço social e agentes operacionais, tendo acesso ao banho, atendimento social em grupo ou individualizado e lavagem de roupas.

O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) realizará os primeiros encaminhamentos para os novos equipamentos, mas os moradores em situação de rua interessados nas vagas podem procurar o serviço espontaneamente. Os conviventes também podem ser encaminhados por outros serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), Coordenadoria de Atendimento Permanente e Emergência (CAPE), além das demais políticas públicas e órgãos de garantia de direitos.

Confira a notícia completa no link: Prefeitura de São Paulo